quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Propostas para os servidores

A Chapa - É agora, UnB! apresenta propostas claras e transparentes de modernização acadêmico-institucional, humanização e excelência para os funcionários da universidade.

1.Gestão participativa.
Eleição para Chefe do setor:

Uma antiga prática que nos comprometemos a retomar é a eleição pelos servidores da sua chefia. Os docentes já elegem seus chefes, nada mais justo que também os servidores passem a eleger os seus. Quem sabe qual é o colega que tem maior competência para dirigir o setor são aqueles que vivem o dia-a-dia do trabalho. É agora, UnB!, que os servidores vão eleger os seus chefes!

Participação nos órgãos colegiados:
As decisões referentes à vida da UnB são tomadas em órgãos como o CAD (Conselho de Administração), CONSUNI (Conselho Universitário), CTA (Conselho Técnico Administrativo - HUB). É lá que é definida a alocação de recursos, as prioridades administrativas, a demissão ou não de qualquer servidor ou docente, etc. Se os servidores pretendem ter voz ativa nos rumos da UnB é necessário aumentar a participação nesses órgãos. É agora, UnB!, que os servidores terão maior participação nos órgãos colegiados!

2.Humanizar a UnB
Valorizar aqueles que constroem a UnB:

Comprometemos-nos a criar programas de formação profissional e técnica para os servidores. Não é possível que uma universidade do porte da UnB deixe seus profissionais sem a devida formação. Vamos mudar esse quadro! É agora, UnB!, que os servidores serão valorizados!

Melhores condições de trabalho:
A UnB tem uma enorme dívida social com seus trabalhadores. As condições de trabalho que já eram inadequadas deterioraram-se bastante nos últimos tempos. Os exemplos são vários: falta de material, equipamentos ultrapassados, péssimas condições no ambiente de trabalho, entre outros. Vamos mudar essa situação. Vamos investir concretamente para mudar essa realidade. É agora, UnB!, que os servidores terão melhores condições de trabalho!

Rediscutir a terceirização:
Um grande número de trabalhadores que desempenham o mesmo papel que servidores do quadro, são tratados de forma diferenciada na UnB. Esses trabalhadores recebem péssimos salários e, na maioria das vezes, não tem garantido os mínimos direitos trabalhistas como o direito a férias, 13º salário, vale alimentação, vale transporte, entre outros. Vamos discutir com a comunidade universitária a solução para esse problema! Para nós, trabalho igual deve ter salário igual. É agora, UnB!, que os trabalhadores terceirizados e "precarizados" terão a oportunidade de discutir essa situação!

Nenhum comentário: