quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DEBATE UnB&Vc

Na última terça-feira, dia 9 de setembro, o site UnB&Vc iniciou um debate entre os candidatos a reitoria da universidade. Nós respondemos a todas as perguntas dentro do prazo exigido e de acordo com os padrões definidos. No entanto, em razão do acúmulo de trabalho, acabamos enviando as respostas para dois e-mails da SECOM e não para os responsáveis pelo UnB&Vc.

Informamos que a comunidade acadêmica poderá ter acesso às respostas da Chapa 75 – É Agora, UnB! diariamente, até o dia 16 de setembro, em nosso blog.

Aproveitamos a oportunidade para destacar que os candidatos Volnei Garrafa e Ricardo Caldas têm todo o interesse em participar dos diversos debates VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICOS promovidos no âmbito da universidade para divulgar suas idéias e propostas. Veja, a seguir, as respostas para as três perguntas que foram colocadas pelo UnB&Vc nos dias 9, 10 e 11 de setembro, respectivamente:

MOVIMENTO ESTUDANTIL
Como vai ser o relacionamento entre reitoria e CAs?

A democracia será um principio norteador da gestão. Não apenas com relação aos Centros Acadêmicos, mas em todos os outros segmentos que compõe a UnB. Os CAs são a parcela do movimento estudantil que conhece mais profundamente a realidade de cada curso, é o contato direto com o estudante. Pretendemos dar um acompanhamento cotidiano às pautas das entidades; manter o diálogo constante; reunir-nos com certa freqüência com o Conselho de Entidades de Base (CEB) para estar sempre a par das necessidades estudantis. Identificamos que uma das principais causas da crise instalada na UnB foi a incapacidade da última gestão da reitoria em escutar o conjunto da comunidade acadêmica.

INFRA-ESTRUTURA
Como e quando a gestão pretende resolver os problemas de infra-estrutura e segurança da CEU?

Pensamos uma universidade que tenha a cara do Brasil, com estudantes das mais diversas classes sociais e, por isso, valorizamos muito as políticas de democratização do acesso à universidade. Mas somente essas políticas não bastam. Precisamos assegurar a permanência dos estudantes de baixa renda na UnB, enfrentando os problemas da moradia estudantil. Resolver esse problema passa principalmente por elegê-lo como prioridade. Existem recursos suficientes para isso. Por meio do Reuni, de emendas parlamentares ou mesmo pelo próprio orçamento da Universidade. Vamos equipar a CEU com uma lavanderia comunitária, ampliar o transporte interno, melhorar a coleta de lixo, tomar providencias para a melhoria da segurança e, principalmente, construir novos prédios.

HOSPITAL
Qual a sua proposta para a administração do HUB?

O HUB é o único hospital universitário da capital da República e sobrevive de forma crítica há muitos anos. A destinação pontual de recursos financeiros em época de eleição para reitor não irá resolver em definitivo o problema do hospital. O HUB merece mais respeito. Merece uma política de modernização administrativa e de financiamento que amplie o caráter público do hospital; com estratégias de captação de recursos em diversas fontes orçamentárias e com uma política de valorização do quadro de pessoal do HUB com o pagamento imediato de direitos trabalhistas (13º salário, férias, adicional noturno, insalubridade) e a implantação de uma política de cargos e salários que configure carreira profissional atraente e competitiva aos servidores do HUB.

Nenhum comentário: