quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Em debate do DCE, Volnei diz que professores, servidores e estudantes precisam ter voz

Seguro e com amplo conhecimento sobre a UnB, Volnei deu um show no debate promovido na última terça-feira pelo DCE na entrada norte do ICC. Diante de um Ceubinho lotado, o professor Volnei destacou sua história de 35 anos de pesquisa e luta na UnB e relembrou que foi o único candidato a defender a paridade em 2001. Garrafa declarou o amor e o orgulho que sente em fazer parte da Universidade de Brasília e falou da responsabilidade que assumirá, enquanto reitor, de humanizar a universidade. “Vocês estudantes, tenham segurança que terão um reitor firme, mas democrático, aberto, transparente e cordial”, afirmou.

Em resposta a candidata Maria Luisa Ortiz, Volnei Garrafa elegeu três prioridades da chapa É agora, UnB! Ele afirmou que o estatuto da UnB está defasado e, por isso, é necessário convocar a assembléia Estatuinte: “nós da chapa 75 não temos medo de democracia”. O professor chamou a atenção para a necessidade de se fazer um diagnóstico da universidade e disse que pretende administrar em conjunto com todos que queiram contribuir para melhorar a UnB, inclusive seus opositores nesta eleição. A terceira prioridade levantada pelo professor é a “instalação permanente da democracia dentro da universidade”.

Volnei criticou a atual condição de trabalho dos servidores e o mau funcionamento dos órgãos colegiados da UnB na última gestão, o que obstruiu os canais democráticos da instituição: “a chapa 75 quer a verdadeira democracia na universidade. O reitor anterior cometeu erros e se isolou por isso, perdeu a noção da democracia. Tudo isso vai ser restaurado por uma pessoa que tem compromisso de vida com a democracia”.

O candidato a vice-reitor, Ricardo Caldas, falou sobre a importância de fortalecer a FUB: “A FUB é a fundação da Universidade de Brasília, as outras são fundações de apoio, como o próprio nome diz. Precisamos fortalecer a FUB. Vamos criar um código de conduta que as fundações terão que respeitar”.

Ricardo Caldas ressaltou a importância não apenas de trazer os estudantes negros para a UnB, mas também de mantê-los na universidade em boas condições e com investimentos permanentes: “precisamos planejar melhor a vinda deles para que eles tenham uma infra-estrutura adequada e tenham recursos para que possam usufruir melhor da nossa universidade e não tenham que se preocupar tanto com questão de residência e alimentação”.

Ao final do debate, a estudante Ana Cláudia Machado declarou seu apoio ao professor: "Volnei é exatamente o que a Universidade precisa neste momento: um cientista competente, firme, negociador e com carisma. Mas, acima de tudo, que tenha a cara da UnB. Volnei é a cara da UnB, como ele mesmo diz".

Nenhum comentário: