segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Manual para confundir eleitores desinformados

O jornal-laboratório Campus apresentou nesta segunda-feira, a apenas 48 horas das eleições, uma pesquisa iniciada há 15 dias e terminada há uma semana sobre intenção de voto para a reitoria da UnB, quando a realidade eleitoral estava recém iniciando. A pesquisa não obedeceu às normas da Comissão Eleitoral (COC) quanto a prazos, bem como não seguiu os padrões metodológicos indispensáveis a um trabalho deste tipo e de tamanha responsabilidade com o futuro da instituição. A amostra selecionada, de somente 74 professores e apenas 40 funcionários, é absolutamente insuficiente para captar as tendências de voto existentes nos respectivos segmentos. Como exemplo de erro, cabe lembrar que o número de funcionários na UnB, inversamente ao número de entrevistados pela pesquisa, é bem superior ao de professores (2.500 funcionários contra apenas 1.400 professores, aproximadamente). Essa relação, desrespeitada na pesquisa, já demonstra um desvio grave na amostra. Como foi dito, a pesquisa - defasada no tempo - foi apresentada dia 15/09, embora as amostras tenham sido colhidas a mais de uma semana, quando o quadro era outro. Notícias extemporâneas e pouco claras quanto às suas verdadeiras intenções não irão arrefecer os seguidores da Chapa 75; pelo contrário, revigoram o estímulo para lutar ainda mais pela vitória. Toda UnB é testemunha do crescimento diário dos nomes de VOLNEI GARRAFA e RICARDO CALDAS.

2 comentários:

Anônimo disse...

A CHAPA VOLNEI GARRRAFA - RICARDO CALDAS TEM TODAS AS QUALIFICAÇÕES PARA SER A CHAPA ELEITA, POIS REUNE A EXPERIÊNCIA DO PROF. VOLNEI E A COMPETENCIA DO PROF. CALDAS, AMBAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM FUTURO BRILHANTE E PROMISSOR PARA A UNB.

VAMOS TODOS VOTAR NA CHAPA 75.

MARJOLAINE E FAMÍLIA.

Anônimo disse...

Querido Volnei, tenho ouvido falar de algumas pesquisas mas cada uma com resultados diferentes. Desse jeito fica difícil confiar nelas. Quando circulo pela UnB ouço declarações de votos e elogios à campanha de você e Ricardo, um vice que soma, que assim como você demonstra ter excelente conhecimento da UnB em todos os seus segmentos e áreas de atuação. Vocês sempre colocam de forma clara e objetiva suas propostas, e todos entendem muito bem.
É a primeira vez que me manifesto neste blog e quero aproveitar para parabenizar o Leonardo - estudante que criou e gerencia o blog. Sem dúvida é o mais bonito e melhor construído.
Sendo sua companheira de tantos anos quero testemunhar publicamente seu amor e dedicação à UnB na defesa intransigente dos interesses da instituição. Por isso vamos com alegria e determinação para o segundo turno. É agora UnB! Bj, Haydée.