sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Público pode interagir com os candidatos da Chapa 75

A partir de hoje, dia 12 de setembro, o blog contará com uma nova seção: Pergunte ao Candidato. Neste espaço, estudantes, servidores e professores da UnB poderão tirar as suas dúvidas com Volnei Garrafa e Ricardo Caldas, da Chapa 75 – É Agora, UnB! Todos os dias, serão postadas e respondidas novas perguntas da comunidade acadêmica. Veja, a seguir, as primeiras respostas:

Leandro Freitas – Aluno do Curso de Geologia, 8 º Semestre:
Os cursos que exigem campo, como geologia, são diretamente ameaçados pela falta de verbas destinadas a essas pesquisas. Gostaria de saber qual é o seu projeto para essa questão?

Caro Leandro, o curso de geologia é um dos mais importantes na qualidade acadêmica e de formação de profissionais na UnB. É um curso reconhecido nacional e internacionalmente pela contribuição que dá no campo da pesquisa, da pós-graduação e também na formação profissional nesta área da geologia. Portanto, ele merece ser trabalhado com toda a prioridade dentro do projeto de desenvolvimento institucional que será construído de forma participativa com a comunidade universitária, onde os alunos de cada curso terão papel importante na definição das prioridades.
Nesse sentido, os cursos que apresentam atividades de campo como atividades de aprendizagem receberão, dentro do projeto institucional, um tratamento diferenciado na realização das suas ações junto às atividades de aprendizado. Serão destinadas verbas específicas para laboratórios e transporte de qualidade para as atividades destinadas às pesquisas de campo


Juliana de Freitas – Aluna do curso de Tradução/Letras, 6º semestre:

Gostaria de saber se no seu mandato teriam algumas medidas para aumentar os equipamentos, como computadores, e o acesso à internet para ajudar no curso de Letras/Tradução. Outra questão é sobre o quadro de professores. Estou no 6º semestre e, desde o início do curso, sempre falta pelo menos um professor ...

Juliana, os cursos ligados às Ciências Humanas, como Letras/Tradução, são fundamentais na formação geral de todos os alunos da UnB. Portanto, merecem mais destaque, mais espaço e mais apoio. No processo de expansão, dentro do projeto do Reuni, há a possibilidade de ampliar as atividades desses cursos com a contratação de mais professores para o quadro do curso.
No mesmo sentido, uma estrutura de apoio didático-pedagógica, com tecnologias de acesso amplo à internet, é necessária para o processo de ampliação da atuação dos cursos dentro do projeto de expansão da universidade. Portanto, mais recursos serão destinados à modernização e manutenção dos equipamentos do parque tecnológico da UnB

Um comentário:

Anônimo disse...

Professores, tenho vistos que os candidatos têm voltados suas campanhas para suas áreas de atuação e deixando as demais "meio que de lado"... Por exemplo, sou de Ciências Contábeis e não ouvir nenhuma proposta voltada para essa área!
Pergunto aos senhores qual providência vocês pretendem tomar em relação ao término do prédio da FACE que há anos está naquele "chove e não molha"? Prédio esse que é de fundamental importância não só para profissionais e alunos de Ciências Contábeis, mas também de Economia, Administração e Ciências da Informação e Documentação!

Danielle Cerqueira, aula de Ciências Contábeis (1º sem.)