segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Deslealdade na campanha para reitor da UnB



No último dia 02 de setembro, terça-feira, recém terminado o debate entre os candidatos a Reitor no Auditório Joaquim Nabuco (Direito, Ciência Política e Relações Internacionais), diante de uma platéia atônita que deixava o ambiente, os apoiadores da Chapa 76 / UnB Século XXI - dos professores José Geraldo e João Batista - entoaram um barulhento coro rotulando o professor VOLNEI GARRAFA de “timothista”. Dois dias depois, os cartazes da Chapa 75 – dos professores VOLNEI GARRAFA e RICARDO CALDAS – apareceram com um carimbo rudimentar de aproximadamente 20 cm, com a palavra – outra vez – “timothista” estampada sobre a foto dos candidatos.

O Prof. Volnei Garrafa JAMAIS participou de cargos nas administrações da UnB depois de 1989 – quando foi Decano de Extensão entre 1985/89 – e EM MOMENTO ALGUM teve qualquer participação em relações, solicitações e encaminhamentos que não fossem única e estritamente acadêmicos e relacionados com seu trabalho à frente da CÁTEDRA UNESCO de Bioética da UnB.

Acreditamos que atitudes dessa natureza refletem o desespero de grupos anti-democráticos que estão assustados com o crescimento da nossa candidatura e, por isso, apelam para a divulgação de mentiras tentando manchar a imagem do Professor Volnei construída pelo trabalho sério, honesto e íntegro dos últimos 35 anos. A biografia do professor Volnei, sem dúvida, orgulha a UnB.

Ao mesmo tempo em que lamentamos a utilização de expedientes anti-democráticos deste tipo que desviam o debate de propostas programáticas construtivas, conclamamos a comunidade universitária a repudiar este tipo de prática desleal e anti-ética, estimulando unicamente a participação construtiva de todos nas discussões.

15 comentários:

Felipe Lima Vieira... disse...

Desespero puro.
Ao invés de debater política e projeto de universidade, certas forças "políticas" diminuem o debate a acusações sem embasamento algum.
Pior pra todos, que não aproveitam esse período com ricos debates de formulação de uma nova universidade e acabam sendo obrigados a discutir coisas pequenas.
Somos os únicos que não nos rebaixamos a esse debate.

Anônimo disse...

sei o Volnei um Pimentista ?

Anônimo disse...

Seria possível identificar que grupo usou os carimbos, e com que recursos foram utilizados?

Anônimo disse...

Ao longo de toda a campanha para o cargo de reitor da Universidade de Brasilia os candidatos Pimentel e Garrafa se mostraram bastante solidários com a antiga gestão do Timothy. Nada mais justo e legítimo que uma campanha para impedir que aquelas antigas e conhecidas práticas ilícitas voltem à nossa reitoria! Ou vão falar para todos aqueles estudantes que, indignados, ocuparam a reitoria no semestre passado que devem se calar diante dessa ameaça? Fora todos os timothistas da Univesidade de Brasilia!

bemtevi disse...

DEVEMOS aproveitar mais os Valores presentes na UnB, Materiais e principalmente humanos!!
Desde 1972 presente na UnB sou testemunho de uma histõria que nunca tive espaço para usar na reflexao de uma politica ou missao para a UNB. Isto certamente acontece com varios outros professores e ex-alunos, estao isolados e nao podem participar de uma inteligencia reflexiva das nossas formas de trabalho e das possibilidades de melhorias.
Servir qual sociedade aquela refen de um mercado financeiro ou aquela que desejamos para o Pais!!
A formataçao convencional dos cursos e formas de transmissao do conhecimento tem de ser adaptadas as nossas condiçoes e interatividade com o social. A extensao nao pode mais ser refen do processo de desenvolvimento. Timidamente apoiada que nao alavanca mudanças efetivas!!
A graduaçao permanece esmagada atendendo a politica de menor custo formando numeros, nao formando profissionais integrais. Tecnicos para reposiçao no mercado humano!! A pos-graduaçao, simbolo de orgulho da CAPES e CNPQ atende uma clientela cartelizada e de privilegiados. Laboratorios que atendem mais as demandas de matrizes internacionais. A numerologia das publicaçoes de Papers, onde segredos da nossa biodiversidade sao entulhados nos centros editores das revistas internacionais, sao verdadeiras biopiratarias oficializadas!! Quem publica mais por minuto pode ter o poder de influencia,no estilo trabalho escravagista, usufruindo dos bolsistas e estagiarios e sua força de trabalho. A importancia das linhas de pesquisas mudam a revelia ou a criterios de interesses momentaneos sem uma consistencia ou preocupaçao com a tradiçao e o passado. Copia do mercado consumidor a ideia de prateleiras com novos produtos atrativos.
Quantos de nos continuaremos tendo decepçoes e desmotivaçoes de trabalhar na Universidade publica encastelada distante da maioria da sociedade!!
A criatividade perdeu lugar para o fisiologismo e a apatia!!
Podemos mudar... Quem Somos Nos !!!
Aquilo que queremos ser!!

Anônimo disse...

Uma estupidez muito vulgar!
A campanha anda com recursos bem limitados e o "pessoal" ainda tem a capacidade de gastar dinheiro com carimbos? por favor!

Cadê os debates sérios e justos? Cadê as propostas pra universidade?? Acho isso uma falta de respeito e carater! Se quer ganhar a eleição que seja de forma honrosa! Não agindo assim, de forma tão desleal.

Anônimo disse...

realmente muito tolo quem fez isso!
Depois de tanta sujeira nessa universidade, pensei que essa eleição seria entre pessoas sérias e justas! Mas vejo que não!
Bater e correr é coisa de quem é covarde.

Anônimo disse...

E vc, "SAPO" é o que?
Joseísta? Michelangista? Mariísta??
Antunista???
fala sério!

Anônimo disse...

Felipe Cabral,

Uma gestão se cria com a participação de todos! até o prof. Michelângelo tinha boa relação com a reitoria. E conheço diversos professores que também tinham uma boa relação com a reitoria, apesar de não participar da corrupção.
Independente de quem ganhar, a função da comunidade acadêmica é ajudar a nova gestão e não atrapalhar mais ainda. creio sim que essa foi a atitude da maioria dos condidatos a reitor e vice!
Agora vc dizer que só pq um professor tinha contato com o Timothy que ele é responsável ou conivente com a gestão dele é muita falta de bom senso!
Procure na história da universidade que vc vai ver que da última vez que o Volnei se candidatou a reitor ele perdeu pq denunciou que havia corrupção na UnB! Ninguém acreditou e ele perdeu muitos votos importantes!
ele foi o único a denunciar quando a situação não era favorável a esse tipo de denuncia.
Agora é muito fácil dizer "fulano é timothista!!"!! Mas apenas 1 teve a coragem de denunciar quando tudo parecia estar bem!

Anônimo disse...

O que é ser um "TIMOTHISTA"???
É ter feito parte da gestão dele??
É ser como ele?
Ou ter conhecido ele??

Pq até onde eu sei, o argumento pra chamar o Volnei de TIMOTHISTA é pq o Volnei conhecia o Timothy.
Mas, se for assim, 2/3 da universidade é timotista, uai!!
Uma vez eu passei pelo Timothi e ele acenou a mão pra mim! então, na lógica, eu tb sou Timothista!
Todo mundo da reitoria conhecia o Timothi! Servidores, prestadores, professores, alunos... estagiários. Agora tb é tudo timothista!
E os vizinhos do Timothi??
Tb são timothistas!!

E na logica dos "Geralzetes" (vi esse termo no blog do MHL e achei muito coveniente!) até as baratas e besouros da universidade são TIMOTHISTAS pq em algum dia tiveram o infortúnio histórico de conhecer o Timothy!
De agora em diante, não assista mais televisão ou leia jornal e não ande mais na rua pq se vc, por uma terrível infelicidade, chegar a conhecer o Timothy, será excomulgado da universidade pq... THIMOTISTA NÃO ENTRA MAIS NA UNB.

abraço a todos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vandalismo Puro...
Ao invés de estarem gastando tempo e dinheiro com estes atos de vandalismo, deveriam estar unindo forças para enfim tentar reverter este triste quadro de fracasso em que a UnB se encontra. Se querem ter uma Universidade para todos, esse é o momento, creio que ninguém melhor que o Prof. Volnei para representar os professores, alunos e funcionários desta Universidade, verifiquem o Currículo deste professor que verão todas as suas contribuições para com a Universidade. Um pessoa de caráter, de decisões firmes e fortes é o que a UnB precisa neste momento, e isto para quem o conheçe sabe que ele tem.

Anônimo disse...

Não é saudável para o debate democrático e a legítima condução de um pleito a prática de atos de violência, como a violação de cartazes e rotulação de candidatos. Essa forma autoritária de tentar impedir a troca de idéias apenas favorece aqueles que não desejam cultivar a cidadania no Brasil e prejudica o crescimento cultural e o amadurecimento político da comunidade acadêmica!

Unknown disse...

Além de deter um currículo extenso e uma história longa de dedicação à Universidade, o Prof. Volnei se destaca nacionalmente por se envolver em assuntos que dizem respeito à defesa das "minorias", que na Bioética se chamam "vulneráveis". É sim uma prática recorrente desse notável acadêmico a denúncia, mas não só de irregularidades, mas também de absurdos nas pesquisas com seres humanos, nas questões que envolvem o tema das desigualdades sociais, saúde pública, ou seja, com questões com as quais todos nós, como cidadãos plenos de consciência, também deveríamos nos envolver. Eu era aluna dessa universidade quando ele se candidatou nas últimas eleições, mas como isso foi antes da paridade e o voto de nós, alunos, era só um enfeite "para inglês ver" (não valia grande coisa), mesmo com a expressiva maioria de nós o apoiando, não ganhou. Nem vou comentar essa questão do timothismo, pois parece intriga da oposição. Não esperem que na campanha dessa chapa vocês encontrem como resposta a isso algo tão desrespeitoso, desesperado e anti-ético. Não é assim que se faz política, todos já deveriam saber.
A UnB dará um grandioso salto rumo ao desenvolvimento e à excelência acadêmica com Volnei na Reitoria.

Anônimo disse...

Cuidado, denegrir é uma expressão de cunho racista.
Será que nem esta preocupação esta chapa tem?