quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Iluminação e segurança do campus são questões prioritárias da Chapa 75


Reforçar a iluminação e aumentar a segurança do campus da universidade. Essas são algumas das propostas prioritárias da Chapa 75 – É agora, UnB! É o que explica o professor do Instituto de Ciência Política e candidato a vice-reitor, Ricardo Caldas. “Temos como meta primeiro colocar a ‘casa’ em ordem. Então, nós queremos que as pequenas coisas funcionem”, afirma.

Sobre a segurança, o candidato à reitor, Volnei Garrafa, lembra que nos últimos 14 anos a universidade enfrentou um sucateamento no setor, o que torna necessária a adoção de algumas ações emergenciais.

Entre as medidas propostas pela Chapa 75, destacam-se:

● a reorganização de todo o setor de segurança através da transformação da coordenação atual em Diretoria de Segurança;
● a realização de cursos de aperfeiçoamento dos profissionais da área;
● o reaparelhamento de todo o equipamento do setor com novos rádios, telefones, mesas e cadeiras;
● a aquisição de novas patrulhas.

“Sugerimos ainda que seja feita toda uma reestruturação dos postos, com uma melhor distribuição dos seguranças. Além disso, precisamos ter uma integração com a comunidade universitária, ou seja, o setor precisa estar integrado com os estudantes, professores e funcionários”, explica Garrafa.

Os estacionamentos, que há mais de 15 anos se tornaram um cenário de furtos, contarão com reforço na iluminação. Também está previsto o fechamento desses locais, com o controle de entrada e saída dos usuários. O serviço será gratuito. “Além disso, teremos um patrulhamento interno, que poderá ser feito com viaturas e motos”, completa.

Para Ricardo Caldas, a falta de segurança nos estacionamentos é um dos problemas que necessita de solução urgente. “Se estamos preocupados com o ser humano, com o indivíduo, que é a nossa proposta de humanização, precisamos também nos preocupar com a questão da segurança”.

Iluminação

No que diz respeito à iluminação, em um primeiro momento serão diagnosticados os setores mais utilizados pela comunidade universitária, principalmente no período noturno. “Há a necessidade de um investimento nessas áreas e, a partir daí, a idéia é ampliar para outros setores de todo o campus universitário, inclusive estendendo as ações para os campi de Ceilândia, Gama e Planaltina”, conta Garrafa.

O candidato a vice-reitor, Ricardo Caldas, destaca que a chapa não está preocupada com questões eleitoreiras, mas sim com a qualidade de vida dos alunos e servidores da UnB. “Estamos preocupados com questões de saúde mesmo e o tema infra-estrutura é fundamental para nós”, afirma.

Nenhum comentário: