sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PLANO DE GESTÃO - Chapa É agora UnB

A chapa É agora, UnB! entra decididamente no pleito à Reitoria da Universidade, com propostas claras e transparentes de modernização acadêmico-institucional, enfatizando - de modo seguro - seu inalienável compromisso público. O presente documento sintetiza em grandes pinceladas o objetivo e a missão traçados por seus componentes - professores VOLNEI GARRAFA e RICARDO CALDAS - assim como os princípios de transparência, humanização e excelência que serão as bases do trabalho a ser seguido na próxima gestão à frente da Universidade.
Enfatiza, ainda, os quatro eixos estratégicos que estabelecerão o rumo para a renovação indispensável que uma Instituição de Ensino Superior da qualidade e importância da UnB deve enfrentar nesse momento histórico pelo qual passa a sociedade brasileira e a humanidade de modo geral e que exige constantes adaptações e transformação. Estes quatro eixos definem a construção conjunta de um Planejamento Estratégico e participativo que conterá: I) um novo plano de gestão; II) uma agenda inovadora para a efetiva integração ensino-pesquisa-extensão; III) uma agenda política institucional; e IV) uma agenda de revisão da nossa superada infra-estrutura de suporte físico.
Levando em conta o Estatuto vigente da UnB e os quatro eixos acima expostos, o PLANO DE GESTÃO da chapa É agora, UnB! propõe, ainda, uma lista de valores que deverão balizar a nova gestão acadêmico-administrativa da Instituição, incluindo a busca pela excelência, a ampliação da oferta de vagas, a valorização do trabalho docente-administrativo, a ampliação e modernização de espaços, entre outros.
A UnB passou recentemente por uma forte crise que abalou a auto-estima das pessoas que nela trabalham e estudam. O resgate do amor próprio institucional é um dos pontos de honra que as pessoas que elaboraram o presente Plano de Gestão não deixaram de pensar um minuto sequer durante sua construção. No entanto, para construir uma nova UnB que retome com segurança seu verdadeiro caminho e sua gloriosa história, não basta boa vontade. A difícil empreitada requer firmeza e maturidade pessoal daqueles que se propõem a executar as transformações, além de, compromisso institucional e público, experiência, capacidade para o diálogo e respeito permanente ao “bem público”. Todos os indispensáveis requisitos acima elencados podem ser comprovados não somente no discurso dos candidatos da chapa É agora, UnB!, mas, principalmente, na história de serviços prestados à Universidade de Brasília pelos seus componentes ao longo de várias décadas, bem como em suas publicações.
Veja plano completo: Plano de Gestão

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Departamento de Odontologia recebe candidatos

Os candidatos da chapa É agora, UnB!, Volnei Garrafa e Ricardo Caldas, reuniram-se nesta quinta-feira, 28 de agosto, com alunos e professores do Departamento de Odontologia. O encontro aconteceu ao meio-dia. Na oportunidade, os professores se apresentaram e expuseram as propostas e objetivos da chapa.

Cerca de 300 servidores aplaudem Volnei na Prefeitura

O professor Volnei Garrafa participou na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, de uma reunião na Prefeitura da UnB. Cerca de 300 funcionários participaram da conversa e receberam muito bem o candidato a reitor.

Volnei se comprometeu a lutar ao lado dos terceirizados para regularizar a situação de todos. Falou da importância de manter os canais democráticos da UnB abertos e com bom funcionamento. O professor disse entender que os servidores devem eleger seus chefes, assim como os professores elegem os seus.

Volnei Garrafa está defendendo com muita força a humanização das relações e dos ambientes da Universidade. Segundo ele, essa é uma das prioridades da chapa 75 e ele não vai medir esforços para concretizá-la. E deixou claro: "Eu não tenho medo da democracia".

Depois de mais de uma hora de conversa, o professor respondeu algumas perguntas dos servidores e foi muito aplaudido.

É agora, UnB! Vamos fazer uma Universidade para todos!

VOLNEI GARRAFA – CANDIDATO A REITOR

HISTORICAMENTE IDENTIFICADO COM A UnB; ACADÊMICO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE.
PERMITAM APRESENTAR-ME aos que não me conhecem.

Sou um brasileiro-gaúcho-brasiliense com 62 anos de idade, 35 dos quais totalmente dedicados à UnB. Afastei-me somente por dois anos, para um período de pós-doutorado na Universidade de Roma (1991-93). Descendente de emigrantes italianos (Caraffa e Baracca) e suíço-alemães (Vontobel e Stumm) - com uma bisavó mestiça no meio, mistura de negra com índia charrua - todos de origem humilde e trabalhadora, sou orgulhoso de minha condição de servidor público desde sempre, inicialmente na Faculdade de Medicina da USP (como residente em Cancerologia Oral, 1969-70), depois na UNESP (1971-73) e a partir de 12 de julho de 1973 – mais de metade de minha vida – na UnB.

Sinto-me hoje um professor e pesquisador feliz e integralmente relacionado à Instituição que escolhi para trabalhar. Desculpem-me dizer, não é vaidade, apenas orgulho: sinto-me fazendo parte de um grupo autêntico de pessoas que são a cara da UnB. Uma UnB de resistência histórica, independente, autônoma, competente e que hoje - mais do que nunca - deseja e precisa olhar com cuidado e carinho para seu futuro.

Nesta mensagem que dirijo aos estudantes, funcionários e professores, estou à vontade para manifestar meu grande desejo em vir a merecer a confiança da comunidade e alcançar o honroso cargo de Reitor. Sinto-me maduro para isso:

- como cidadão brasileiro, cônscio de meu papel pessoal e público;
- como ser social, defensor intransigente de um Estado laico e democrático, que estimule firmemente o respeito à pluralidade de visões morais;
- como gestor responsável, apto a lutar com rigor ético pelo respeito à “coisa pública”, pelo aumento do orçamento da UnB acompanhado de rigoroso controle dos gastos, além da distribuição justa e equitativa dos recursos;
- como dirigente sindical e de diversas entidades científicas ao longo da vida, aberto e preparado para o diálogo - por mais exaustivo que seja - na busca do consenso;
- como professor que jamais abandonou a sala de aula, seguro no seu papel de educador, seja na graduação ou na pós-graduação;
- como pesquisador, seguindo o rigor e a glacialidade da ciência na busca da verdade acadêmica, tendo claro meu papel na construção de uma ciência livre de amarras, mas absolutamente comprometida com a sociedade, razão de sua existência.

Nossa UnB acaba de passar por momentos difíceis. Estamos atravessando um período delicado, uma espécie de pós-operatório cirúrgico que ainda exige muitos cuidados, serenidade e, principalmente, experiência na condução do processo. Não existe uma receita mágica, além da utilização parcimoniosa do compromisso público, de trabalho, dedicação e muita – muita – seriedade na condução cotidiana da administração.

Neste sentido, minha proposta é de que a próxima gestão acadêmica e administrativa da UnB vá além de ampliar de modo estimulante os caminhos já abertos pelos nossos Programas de Pesquisa e Pós-graduação e consolidar uma saudável expansão socialmente comprometida pelas cidades satélites. A próxima gestão deve ter um olho fixado exteriormente na indispensável contemporaneidade do mundo globalizado; e o outro, especialmente dirigido para dentro de casa. Ou seja, cuidando da institucionalização e da humanização necessária e indispensável para que a UnB seja, permanentemente, um lugar agradável para estar, prático e efetivo para estudar, útil e estimulante para quem nela trabalha e vive. Um lugar onde pessoas social e ideologicamente plurais tenham condições plenas de conviver com seus diferentes, em um ambiente de respeito e cordialidade, não abandonando jamais a inquietude e o confronto de idéias indispensáveis ao verdadeiro ambiente acadêmico.

Desejo uma UnB efervescente, mas organizada; aberta, mas segura; generosa, mas exigente.

Parafraseando Thiago de Melo, “não tenho caminho novo; o que tenho de novo é o jeito de caminhar”.

É agora, UnB! Vamos nessa!!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Volnei participa de reunião de colegiado na FS

O professor Volnei Garrafa esteve, na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto, na reunião de colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde. Na oportunidade, Volnei expôs e discutiu com os colegas as propostas da chapa É agora, UnB!.

É agora, UnB! presente no Gama e Ceilândia

Os candidatos da chapa É agora, UnB! prestigiaram a inauguração dos novos campus do Gama e da Ceilândia que aconteceram nesta segunda, dia 25 de agosto, e terça-feira, dia 26, respectivamente. Na segunda-feira, o professor Ricardo Caldas, candidato a vice-reitor, foi ao Gama e declarou-se impressionado com a disposição de todos em iniciar as atividades “apesar de serem instalações provisórias, foi confirmado o compromisso da universidade com a expansão em direção às cidades satélites”, afirmou.

Na terça-feira, Volnei Garrafa participou da inauguração do campus da Ceilândia e sentiu-se “em casa”, pois como Decano de Extensão da UnB entre 1985 e 1989 implantou, na ocasião, os chamados “núcleos permanentes de extensão” que incluíam Ceilândia (cidade satélite), Novo Gama, Pedregal e Céu Azul (entorno do DF) e Paranoá (na época, ainda denominada invasão) – três realidades diferentes.

O professor Volnei disse estar “feliz e orgulhoso pela UnB estar assumindo de modo concreto seu compromisso com a sociedade que a mantém”.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Volnei Garrafa e Ricardo Caldas são bem recebidos no Cespe/UnB

Os professores Volnei Garrafa e Ricardo Caldas, candidatos da Chapa 75, se reuniram na tarde de segunda-feira, 25 de agosto, com os servidores e os professores do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB (Cespe/UnB). Mais de 50 pessoas ouviram atentamente as propostas e os objetivos da chapa É agora, UnB! expostas pelos candidatos.

Alguns professores colocaram as dificuldades enfrentadas pela categoria e seus anseios de melhora. A conversa, que durou cerca de uma hora, foi muito proveitosa. Os candidatos deixaram o Cespe/UnB satisfeitos com os elogios que receberam dos seus ouvintes pela clareza e objetividade das exposições. É agora, UnB! Vamos melhorar a nossa universidade!

Garagem e RU recebem candidatos da chapa É agora, UnB!

Volnei Garrafa e Ricardo Caldas visitaram, na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Garagem e o Restaurante Universitário da UnB. Durante os encontros, os candidatos puderam conhecer melhor as queixas e anseios dos funcionários. Foi uma conversa animada e descontraída. Os servidores, muito a vontade, falaram sobre suas maiores preocupações e encontraram nos professores grandes aliados na busca por melhorias.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Nota de apoio à professora Maria Luísa Ortiz

A professora Maria Luísa Ortiz Alverez, como docente da Universidade de Brasília, tem todo o direito de apresentar sua candidatura e concorrer à reitoria da UnB. A chapa É agora, UnB! é solidária a colega e se coloca ao seu inteiro dispor no sentido de apresentar-se como candidata legítima à reitoria da UnB.

Volnei Garrafa e Ricardo Caldas

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ADUnB promove debate na próxima quinta-feira

A ADUnB reuniu os representantes das seis chapas que concorrem à reitoria da UnB para propor um debate e acertar as regras, data e hora do evento. Foi acordado que o debate acontecerá na próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 19 horas, no Auditório Dois Candangos.

Candidatos concederão entrevistas temáticas

As seis chapas reuniram-se na manhã de terça-feira, 19 de agosto, com a equipe da UnB TV e da Secretaria de Comunicação da UnB para acertar a cobertura jornalística da campanha eleitoral. Durante o encontro, foram definidos os temas das entrevistas que serão concedidas pelos candidatos à UnB TV e ao site da Secretaria de Comunicação.

Definidas regras do processo eleitoral

Na tarde da última terça-feira, 19 de agosto, em reunião com as chapas que disputam a eleição para Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), a Comissão Organizadora da Consulta (COC) definiu as normas a serem respeitadas durante a campanha e nos debates e esclareceu como será a prestação de contas e a votação. Além disso, foi realizado o sorteio dos números das chapas que concorrerão.

Foi definido o teto de gastos com a campanha eleitoral. Cada chapa poderá gastar R$ 10 mil. Apenas pessoas físicas da comunidade acadêmica como professores, servidores e estudantes da UnB poderão fazer doações.

As prestações de contas serão semanais, com receitas e despesas. No final da campanha, cada chapa deverá entregar um relatório completo de gastos.

A eleição ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, entre 8h30 e 18 horas. Nas unidades onde há cursos noturnos, o horário de votação será estendido até as 22 horas. Caso nenhuma das chapas obtenha maioria absoluta de votos, haverá um segundo turno nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Corrida à reitoria da UnB tem chapas definidas

Na última segunda-feira, 18 de agosto, encerrou-se o prazo para as inscrições das chapas que vão concorrer à reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Além dos professores Volnei Garrafa e Ricardo Caldas, candidatos a reitor e vice, outras cinco chapas se inscreveram.

A chapa É agora, UnB! é liderada por Volnei Garrafa, professor titular lotado na Faculdade de Ciências da Saúde da UnB com extenso currículo de conquistas dentro da universidade. Seu vice, Ricardo Caldas, é professor Adjunto do Instituto de Ciência Política (IPOL) da UnB e assumiu, em 2008, a vice-direção do CEAM na UnB.

As outras chapas são: UnB Viva (Michelangelo Trigueiro/ Paulo Ramos); Compromisso com a UnB (Marco Pimentel/ Sônia Nair); UnB que nós queremos (Jorge Antunes/ Maria Lúcia Leal); Agora Vai (Maria Luísa Ortiz/ Inês Almeida) e UnB Século XXI (José Geraldo/ João Batista).

Foi dada a largada! É agora, UnB!